» SERVIÇOS

Confira abaixo os serviços que oferecemos clicando sobre o botão +



Licença Sanitária

Apoio para documentação, solicitação e acompanhamento da licença focada na autorização de funcionamento do estabelecimento expedida pela Agência de Vigilância Sanitária local.

Esse trabalho é desenvolvido pela GF Nutri na cidade de São Paulo e na grande São Paulo.

POP'S - Procedimentos Operacionais Padronizados

Os POP´s fazem parte das exigências da Anvisa para o perfeito funcionamento dos serviços de alimentação em geral, seja os que atuam na produçãoe distribuição/venda dos produtos.

O objetivo dos POP´s é gerar a padronização dos processos para garantir a Segurança Alimentar e reduzir/evitar ocorrências de DTA – Doença Transmitida por Alimento.

Alguns POP´s são obrigatórios e outros são específicos do negócio. A legislação brasileira possui diferenças de estado para estado, porém, a GF Nutri busca atuar com a legislação mais rígida dando aos clientes ferramentas para que atuem em padrão de excelência.

Desenvolvimento do Manual de Boas Práticas

O Manual de Boas Práticas é mais um item obrigatório, segundo a legislação, para a gestão de serviços de alimentação de qualquer tipo (produção e distribuição/venda dos produtos).

A GF Nutri desenvolve manuais personalizados à operação de cada cliente adequando: procedimentos, linguagem e outras variáveis. Isso assegura ao cliente maior assertividade no treinamento da sua equipe.

Treinamento de Funcionários

A GF Nutri desenvolve programas de treinamento para equipes operacionais que asseguram a aplicação das normas e procedimentos estabelecidos pela Anvisa.

Todos os programas são personalizados à necessidade do cliente. Alguns exemplos: Noções básicas de manipulação dos alimentos, Higiene, implementação dos POP´s – Procedimentos Operacionais Padronizados e Aplicação do Manual de Boas Práticas de Manipulação.

A própria Anvisa disponibiliza alguns módulos de treinamento em seu sitehttp://www20.anvisa.gov.br/restaurantes_curso/index.php, porém se o gestor não tiver conhecimento técnico para conduzir os programas ele precisa buscar apoio/orientação.

Validação de Fornecedores

Esse é um POP – Procedimento Operacional Padronizado obrigatório, segundo a legislação de São Paulo.

A GF Nutri visita os fornecedores dos clientes e aplica uma auditoria para checar boas práticas, sinalizar necessidade de melhorias ou mesmo, descredenciamento do fornecedor.

Esse é um procedimento que assegura ao operador a rastreabilidade da sua matéria-prima o protegendo em caso de intercorrências.

Fichas técnicas

As fichas técnicas são imprescindíveis para padronização da receita, para assegurar o padrão, para o gerenciamento de custos e para evitar que o operador se apoie única e exclusivamente no conhecimento de seus funcionários, reduzindo sua dependência nesse sentido.

A ficha técnica é uma ferramenta fundamente na gestão de serviços de alimentação. A GF Nutri adiciona diferenciais, segundo o que for acordado com o cliente, como: foto, cálculo nutricional, descritivo da receita, equipamentos envolvidos, tempo, temperatura, embalagem, conservação, enriquecendo esse serviço e otimizando os resultados para o cliente.

Rotulagem Nutricional

Todo produto embalado fora da presença do consumidor deve apresentar rotulagem segundo determinação da Anvisa.

O rótulo é um elemento fundamental pois sinaliza produtos que podem causar alergia, macronutrientes e calorias.

É importante ressaltar que desde 2011 a legislação de São Paulo exige que os fastfood apresentem tabela nutricional dos seus produtos.

Considerando todo esse cenário a GF Nutri apoia as empresas para desenvolver rotulagem correta, que atenda a legislação e que esclareça todos os dados necessários ao consumidor. Além de ser lei, para muitas empresas esse é um diferencial competitivo.

Auditorias

A GF Nutri realiza auditorias técnicas amparadas por formulário de verificação de boas práticas de manipulação dos alimentos, incluindo pontuação (conforme determinação da Anvisa).

As auditorias têm o objetivo de promover a filosofia de melhoria contínua. Amparando o gestor no direcionamento de investimentos em treinamento, estrutura entre outras questões.

A GF Nutri discute os planos de ação e sinaliza onde e porque os erros estão acontecendo ou mesmo, em que ponto está inadequado segundo a legislação.

Desenvolvimento de Cardápios

Esse é um trabalho extremamente personalizado.

A Chef da GF Nutri desenvolve cardápios segundo a inspiração e proposta do restaurante, bar, rotisserie, etc complementa com pesquisas, tendências, além da sua experiência em técnicas de produção trazendo ao cliente uma solução completa e madura. Sempre privilegiando suas premissas comerciais em termos de posicionamento de público-alvo e preço.

Desenvolvimento de novos produtos

Essa é uma solução destinada às indústrias/fábricas ou empresas que produzem e precisam expandir o shelflife (tempo de prateleira) dos seus produtos. Assim, a GF Nutri atua do zero, criando soluções segundo o briefing do cliente ou aprimorando o processo do cliente.

A GF Nutri utiliza os serviços de parceiros e realiza testes laboratoriais que amparam o cliente na definição do melhor modo de preparo, na adequada técnica gastronômica e em todos os cuidados operacionais para assegurar os resultados desejados.

Cook&Chill e SousVide : Desenvolvimento de processos de produção antecipada

O conceito de produção antecipada ainda é pouco difundido no Brasil por ser atrelado a um produto de baixa qualidade, porém, está amparado em técnicas utilizadas por grandes chefs internacionais e é amplamente utilizado na Europa e Estados Unidos.

Os ganhos do conceito de produção antecipada são: redução de mão de obra, produção em horários alternativos reduzindo a necessidade de grande área física dedicada à produção, redução do estresse operacional que geralmente acarreta em despadronização e mal atendimento ao cliente e finalmente capacidade para absorver aumento de volume sem ampliar investimentos em equipamentos e mão de obra, portanto, aumentando a rentabilidade do empresário.

Para o conceito de Produção Antecipada existem 2 tecnologias: Cook&Chill e SousVide.

O Cook & Chill permite o aumento do shelflife (tempo de prateleira) dos produtos sem adicionar qualquer tipo de conservador artificial a não ser a redução drástica da temperatura. Mantendo o produto intacto, com o sabor e a receita definida pelo chef/cozinheiro, com os benefícios de redução de desperdício, redução de consumo de recursos naturais (água, luz, etc), melhor gestão da mão de obra, padronização e portanto, maior oportunidade de lucro. Nessa técnica o produto pode ser mantido resfriado ou ser congelado, sempre com avaliação e validação com testes aprofundados.

O Sous Vide surgiu em 1970 na França que o conceito é cozinhar o produto lentamente a baixas temperaturas, porém dentro de uma embalagem fechada. Essa técnica é a favorita dos grandes chefs por intensificar aromas, coloração, sabor, melhorar o rendimento e produzir uma textura inigualável.

O papel da GF Nutri é apoiar o empresário do foodservice brasileiro a utilizar essas técnicas com segurança, qualidade e competência. Num contexto de crise de mão de obra, alto turnover e profissionais de baixa especialização essas técnicas tornam-se a solução para otimizar os resultados financeiros do negócio.

Asseguramos que é mais simples do que parece e o investimento com a consultoria é retornado em pouquíssimo tempo.