» ARTIGOS

O Sistema Cook & Chill

O sistema nasceu nos Estados Unidos em 1960 com a corrida espacial, mas foi na França em meados de 1970 que se têm relatos da primeira implantação na área hospitalar.

A definição básica do sistema é cozinhar (cook) os alimentos e imediatamente resfriá-los (chill) em equipamento próprio para esse fim e manter o produto armazenado de 0 a 3°C por até 05 dias.

O sistema chegou no Brasil em meados de 1990, através uma grande empresa de equipamentos, que trouxe os primeiros equipamentos necessários para atender o mercado brasileiro.

Os equipamentos básicos para a aplicação do sistema são: o forno combinado e o resfriador rápido. O forno é usado tanto na cocção quanto na finalização dos alimentos e o resfriador rápido é o coração do sistema, responsável por resfriar os alimentos em até 2h e aumentar sua a vida útil em até 05 dias.

A aplicação do sistema vai desde restaurantes comerciais até industriais, hospitais, catering, padarias, escolas, etc.

A maior vantagem do sistema é que ele permite que a produção dos alimentos seja feita em horários deferentes da finalização, otimizando mão-de-obra; reduzindo o desperdício; reduzindo insumos como gás e água, além do aumento da vida útil.

Os pré-requisitos para uma implantação de sucesso são a aquisição dos equipamentos necessários, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) implantadas com Manual de Boas Práticas, POPs e os funcionários bem treinados.

O treinamento constante da equipe também é um dos fatores que levará o cliente a ter sucesso com o sistema.